Sobre a PJovem

sábado, 4 de dezembro de 2010

2º Domingo do Advento

Homilia

Caros jovens! O profeta Isaías afirma hoje na sua profecia que do tronco de Jessé nascerá um rebento. O que é um rebento? É uma hastesinha  pequena, frágil, tão frágil que qualquer criança pode quebrar, partir em pedaços. Mas vejam a grandeza de Deus! É desta hastesinha que veio a nossa salvação! Parece tão contraditório. Mas é! A lógica de Deus é diferente da nossa. Deus exalta os humilhados! Faz os cegos enxergarem! Faz da cruz o seu trono! É sobre esse rebento que o profeta anuncia que repousará o Espírito do Senhor! É essa hastesinha que será ungida pelo Espírito! É o Cristo, o Messias que virá para batizar com o Espírito Santo e com fogo!
O messias é cheio do Espírito Santo por isso é justo. Ele não julga pelas aparências mas pela justiça, anuncia o profeta. Assim, somos convidados a tirarmos, nesse domingo, as nossas máscaras, as nossas aparências, a nossa vida do ‘faz-de-conta” e sermos quem realmente somos! Precisamos ter coragem de assumir a nossa pobreza. Assumir que perante Deus somos pobres e que sozinhos nunca poderemos levar o peso da vida. Somente os pobres poderão acolher, reconhecer e alegrar-se com a chegada do Messias!
João Batista no evangelho de hoje faz um convite: “Convertei-vos!” A palavra conversão em grego é metanóia  que significa mudar o pensar, mudar o coração! Não se trata de uma mera mudança no rumo da vida, mas é uma atitude interior de sincero arrependimento, a atitude de quem se reconhece pecador e humildemente vai mudar o coração, mesmo que à custa de sacrifício pois reconhece a importância de Deus e da vida em Deus. É um retorno a Deus para que Ele encontre acesso fácil, em nosso coração, para a sua vontade e seus planos.  Para isso que João batiza. Para que as pessoas reconheçam os seus pecados e mudem, façam a escolha pelo Reino de Deus, o próprio Cristo que vem. Já o Batismo de Jesus é aquele que confere a fé, dada pelo Espírito Santo. Fé que arde os nossos corações como o fogo! Que queima e purifica a nossa pequenez para dar assim, espaço para a vontade de Deus em nossas vidas.

Hoje, nas orações que rezamos na liturgia, há pedidos muito corajosos. Na coleta rezamos o seguinte: “Nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida.” Há muitas coisas em nossa vida que nos atrapalham de participar da plenitude da vida de Deus. A conversão é deixar de lado essas coisas! Assim poderemos viver a nossa vocação de termos “vida e vida em plenitude”.  Na oração depois da comunhão rezaremos o seguinte: “que pela participação nesta eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos.” Vejam! Precisamos pedir a Deus, todos os dias, que os ensine a julgar os valores terrenos, os valores que nos são oferecidos pela TV, pela INTERNET, pelas propagandas, pelas músicas. Não é necessário nos esconder de tudo isso, mas é necessário, com a ajuda do Pão da Vida, julgar com sabedoria e aproveitarmos aquilo que é bom para o nosso crescimento e para nossa vida de fé.
Cultivemos em nós a esperança, chega de vivermos como todo mundo vive, chega de sermos medíocres como todo mundo é medíocre. Façamos a diferença! Vamos converter o nosso coração para que possamos, juntos,  tendo um só coração e uma só voz glorificar a Deus em Jesus Cristo pelo Espírito Santo!

Pe. Paulo Profilo, SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...