Sobre a PJovem

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Papa João Paulo II

Beatificação é uma etapa ainda inicial




Desde que se facilitou o caminho da canonização para os futuros santos, graças à reforma do Código de Direito Canônico de 1983, diminuíram os obstáculos e exigências para se chegar a santo.
São três as etapas pelas quais deve passar o candidato a santo, confirmação das "virtudes heróicas", beatificação, e canonização, para as quais se necessita de um milagre comprovado.
O primeiro passo para o processo de beatificação geralmente é dado pelo bispo da diocese à qual pertence o candidato. Para tal, era necessário esperar ao menos cinco anos depois de sua morte, mas, em maio de 2005, um mês depois da morte de João Paulo 2º, seu sucessor abriu uma exceção, dispensando-o do prazo habitual de cinco anos após a morte do candidato a santo.
Durante a investigação, primeiro se demonstra que o candidato tinha "fama de santidade" e que merece ser proposto à canonização.
O bispo e/ou leigos, ou inclusive um chamado "postulador" (espécie de advogado de defesa), levam posteriormente a proposta à Congregação para as Causas dos Santos, que dá permissão para iniciar o verdadeiro processo.
A igreja exige dois milagres do candidato para nomeá-lo santo.


Fonte:http://187.103.147.36:8080/cmlink/o-vale/brasil/search-7.343?q=Beatificação+do+Papa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...