Sobre a PJovem

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

4º Domingo do Advento


Homilia

“O rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!”. Foi o que rezamos no refrão do salmo da liturgia desse domingo. Onipotente é um dos adjetivos de Deus. Deus é todo-poderoso, seu poder é infinito, Ele pode tudo. No entanto, Deus nos mostra que ao mesmo tempo em que ele é poderoso Ele também é simples. Ele é o Emanuel, o Deus Conosco. Ele está ao nosso lado e quis estar ao nosso lado, vindo ao mundo e assumindo a nossa humanidade de uma maneira normal. Ele quis precisar do “sim” humano para que também nós participássemos da história da salvação, para que também nós pudéssemos fazer parte e nos sentir parte desse plano de amor.
Deus está conosco sempre! Seja nos nossos momentos de angústia, de alegria, de sofrimento, de conquistas. Muitas pessoas duvidam, em alguns momentos, da presença de Deus em suas vidas. Na verdade, elas não percebem que o problema está em si mesmas. Estão com os olhos tampados pelo pecado, por egoísmos. Estão com os ouvidos ocupados em escutar tantas balelas e propostas sem sentido. Estão com os corações cheios de insegurança, de inveja, de rancor. Deus é fiel! Ele está sempre presente. Nós que precisamos estar livres daquilo tudo que nos atrapalha de sentirmos, ouvirmos, enxergamos a presença de Deus nas ações do dia-a-dia, nos acontecimentos, nas palavras das pessoas e de tantas outras maneiras, sempre de forma simples...como Deus é simples!
Nesse último domingo do advento a liturgia nos convida a olharmos para as figuras de Maria e José. Além de precisar do “sim” de Maria para que acontecesse a concepção de Jesus, Deus também precisou do “sim” de José para que o Menino-Deus também tivesse um “cuidador”, alguém pudesse junto com Maria educá-lo e sustentá-lo.
Maria e José são os portadores, por excelência, da grande Benção de Deus para a humanidade: o Cristo. E é pelo Cristo que chega até nós a salvação de Deus.  Maria e José são aqueles que se colocam como instrumentos de Deus para que a salvação possa vir ao mundo. Nós também somos hoje outras “Marias” e outros “Josés” pois também somos instrumentos de Deus para continuarmos levando a mensagem de salvação para todas as pessoas. Ao escutarmos e colocarmos em prática a Palavra de Deus e também ao recebermos Jesus na Eucaristia, nos tornamos portadores de Jesus. Nos tornamos também instrumentos para levar ao mundo essa grande benção de Deus para a humanidade: o próprio Jesus Cristo. Que possamos ainda nesses dias que faltam para o Natal abrir as portas dos nossos corações para o que o rei da glória possa entrar e reinar em nossa vida!

Pe. Paulo Profilo, SDB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...