Muitos jovens e pessoas da comunidade participaram e se emocionaram com a história de Karol Wojtyła, o homem que se tornou papa. O filme conta nada mais e nada menos a vida de Wojtyla, o Papa João Paulo II. Claro que não podia faltar o refrigerante e a pipoca para deixar o filme mais gostoso.
Mostrando postagens com marcador Carta do Papa João Paulo II. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Carta do Papa João Paulo II. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 12 de abril de 2011
O Cine PJovem, foi um evento feito pela Pastoral da Juventude.
domingo, 3 de abril de 2011
Cine PJovem
A Pastoral da Juventude,
Convida a todos, para participar do Cine PJovem que apresentará o filme " Karol, o homem que se tornou papa".
O filme conta a história de Karol Wojtyla, um jovem de 18 anos que está apenas começando sua vida como ator, poeta e escritor quando do dia para a noite, assiste à sua pátria - a Polônia - ser cruelmente invadida por tropas nazistas. Após seu êxodo para a Cracóvia, passando pelos mais impensáveis horrores, Karol decide tornar-se padre. Poucos anos depois, o Comunismo também invade a Polônia. E Karol, humanista e defensor da tolerância, acabará combatendo o regime totalitarista com uma coragem que enfim fará a Polônia despertar de seu torpor, chamando a atenção de todo o planeta. Está inevitavelmente traçado o caminho de Karol Wojtyla rumo ao seu santo destino, tornando-se um dos Papas mais célebres, queridos e populares de todos os tempos...
O Cine PJovem acontecerá no dia 10/04, a partir das 18h30
Local: Capela Santa Rosa de Lima
Rua: Abílio P. Pereira, 35 Bandeira Branca - Jacareí - SP
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Papa João Paulo II
Beatificação é uma etapa ainda inicial
Desde que se facilitou o caminho da canonização para os futuros santos, graças à reforma do Código de Direito Canônico de 1983, diminuíram os obstáculos e exigências para se chegar a santo.
São três as etapas pelas quais deve passar o candidato a santo, confirmação das "virtudes heróicas", beatificação, e canonização, para as quais se necessita de um milagre comprovado.
O primeiro passo para o processo de beatificação geralmente é dado pelo bispo da diocese à qual pertence o candidato. Para tal, era necessário esperar ao menos cinco anos depois de sua morte, mas, em maio de 2005, um mês depois da morte de João Paulo 2º, seu sucessor abriu uma exceção, dispensando-o do prazo habitual de cinco anos após a morte do candidato a santo.
Durante a investigação, primeiro se demonstra que o candidato tinha "fama de santidade" e que merece ser proposto à canonização.
O bispo e/ou leigos, ou inclusive um chamado "postulador" (espécie de advogado de defesa), levam posteriormente a proposta à Congregação para as Causas dos Santos, que dá permissão para iniciar o verdadeiro processo.
A igreja exige dois milagres do candidato para nomeá-lo santo.
São três as etapas pelas quais deve passar o candidato a santo, confirmação das "virtudes heróicas", beatificação, e canonização, para as quais se necessita de um milagre comprovado.
O primeiro passo para o processo de beatificação geralmente é dado pelo bispo da diocese à qual pertence o candidato. Para tal, era necessário esperar ao menos cinco anos depois de sua morte, mas, em maio de 2005, um mês depois da morte de João Paulo 2º, seu sucessor abriu uma exceção, dispensando-o do prazo habitual de cinco anos após a morte do candidato a santo.
Durante a investigação, primeiro se demonstra que o candidato tinha "fama de santidade" e que merece ser proposto à canonização.
O bispo e/ou leigos, ou inclusive um chamado "postulador" (espécie de advogado de defesa), levam posteriormente a proposta à Congregação para as Causas dos Santos, que dá permissão para iniciar o verdadeiro processo.
A igreja exige dois milagres do candidato para nomeá-lo santo.
Fonte:http://187.103.147.36:8080/cmlink/o-vale/brasil/search-7.343?q=Beatificação+do+Papa
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Papa João Paulo II foi escolhido padroeiro da JMJ
| Papa João Paulo II |
O presidente do Pontifício Conselho para Leigos, cardeal Stanislaw Rylko anunciou no dia 14 de Janeiro que o Papa João Paulo II, após a beatificação no dia 1 de Maio, será o novo padroeiro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O anúncio foi feito em Madri, Espanha, onde acontecerá a Jornada Mundial da Juventude entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano.
“Estamos felizes de termos entre os nossos padroeiros também João Paulo II”, disse dom Rylko. O anúncio da escolha do novo padroeiro foi anunciado após a segunda reunião preparatória com a participação de delegados de 84 países e 44 movimentos e associações de todo o mundo.
Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985 e aconteceu pela primeira vez em 1986, em Roma. Desde então, vem sendo feita, em média, a cada dois anos em diversos países e com temas propostos pelos papas, que marcam presença no evento.
“A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo", disse o Papa João Paulo II em carta ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio, na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado na Polônia.
Durante a JMJ, jovens do mundo inteiro participam de shows, catequese, adoração, missas e palestras. Tudo isso em diversas línguas. Na última edição, que aconteceu em 2008, na Austrália, o evento reuniu mais de 1 milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite à juventude mundial.
Fonte: Pastoral da Juventude da Diocese de São José dos Campos
O anúncio foi feito em Madri, Espanha, onde acontecerá a Jornada Mundial da Juventude entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano.
“Estamos felizes de termos entre os nossos padroeiros também João Paulo II”, disse dom Rylko. O anúncio da escolha do novo padroeiro foi anunciado após a segunda reunião preparatória com a participação de delegados de 84 países e 44 movimentos e associações de todo o mundo.
Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985 e aconteceu pela primeira vez em 1986, em Roma. Desde então, vem sendo feita, em média, a cada dois anos em diversos países e com temas propostos pelos papas, que marcam presença no evento.
“A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo", disse o Papa João Paulo II em carta ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio, na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado na Polônia.
Durante a JMJ, jovens do mundo inteiro participam de shows, catequese, adoração, missas e palestras. Tudo isso em diversas línguas. Na última edição, que aconteceu em 2008, na Austrália, o evento reuniu mais de 1 milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite à juventude mundial.
Fonte: Pastoral da Juventude da Diocese de São José dos Campos
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Quais são os objetivos da JMJ? -Post II
| Jornada Mundial da Juventude 2011 |
Portanto, os objetivos da JMJ é a evangelização de todos, dar a conhecer Cristo aos jovens do nosso tempo. Então, qual é a natureza dos acontecimentos numa Jornada Mundial da Juventude? Quais são as forças que marcam presença nela? Alguns estudos que estão em voga nos dias de hoje tendem a considerar as JMJ como sendo uma variante da cultura jovem moderna, como uma espécie de festival rock modificado em sentido eclesial, com o Papa como uma estrela. "Com fé ou sem fé, no fundo estes festivais seriam sempre os mesmos e, assim, a intenção de deixar de lado a questão de Deus. Há também vozes católicas que vão nesta direção, considerando tudo isto como um grande espectáculo que, mesmo que seja bonito, seria de pouca importância quanto à questão sobre a fé e à presença do Evangelho no nosso tempo. Seriam momentos de exitação festiva, em que no final ficariam tudo como era antes, sem influênciar profundamente a vida. Deste modo, contudo, a peculiaridade destas jornadas e o carácter particular da sua alegria, da sua força criadora de comunhão, não encontram nenhuma explicação "(Discurso de Bento XVI à Cúria, 22 de Dezembro de 2008).
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Jornada Mundial da Juventude 2011 - Post I
Com a palavra, o criador e idealizador
“O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” (Carta de João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado em Czestochowa).
Foi assim que o Papa João Paulo II, o grande idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude, explicou o porquê desses encontros mundiais. Um tempo para reavivar nos jovens a sua caridade e celebrar a fé na união da diversidade de povos, línguas e nações. As Jornadas são como fontes para reabastecer a fé de cada jovem na Igreja e da Igreja nos jovens.
Elas não concorrem com as pastorais da juventude, os movimentos ou grupos jovens, mas são um tempo especial para uma vivência cada vez mais profunda na intimidade com Cristo e no amor pela humanidade. Como o Santo Padre disse na mesma carta: “Uma Jornada da Juventude oferece ao jovem uma experiência viva de fé e comunhão, que o ajudará a enfrentar as questões profundas da vida e a assumir com responsabilidade o seu lugar na sociedade e na comunidade eclesial.” João Paulo II
Fonte: http://salesianos.org.br
Fonte: http://salesianos.org.br
sábado, 20 de novembro de 2010
Carta do Papa João PauloII aos Jovens.
"Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade,ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos"
Assinar:
Postagens (Atom)

